IV ENCONTRO DE EDUCAÇÃO
Local: UFPI - Universidade
Federal Piauí – Município de Parnaíba
Período: 31/08
a 02/09/2016
PARTICIPAÇÃO NO IV ENCONTRO DE EDUCAÇÃO
Local: UFPI – Parnaíba – no auditório
Período: 31/08 a 02/09/2016
Participantes: Raimundo Flor Monteiro e Anderson
Silva Monteiro
Propósitos: Obter créditos para subsidiar a
aprovação no processo seletivo para o doutorado; divulgar a MSEP - Metodologia SENAI
de Educação Profissional na academia; divulgar o trabalho de estudos sobre formação sindical (SENALBA-MA).
Estratégias: Elaborar três (artigos) e
submetê-los a avaliação da UFPI – Campos Parnaíba no IV Encontro de Educação –
PI; Títulos dos artigos elaborados e autores:
Item
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TITULO DO
TRABALHO
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AUTOR E
COAUTORES
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GRUPO DE
TRABALHO
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I
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ENSINO MÉDIO ARTICULADO A EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL NO SESI-MA E SENAI-MA, MODALIDADE EJA.
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Raimundo Flor Monteiro
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GT3 – Formação humana, Trabalho e Emancipação
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II
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A IMPORTÂNCIA DO PERFIL PROFISSIONAL PARA A FORMAÇÃO
DO TRABALHADOR DA INDÚSTRIA.
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Raimundo Flor Monteiro
Anderson Silva Monteiro
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GT5 – Atualidade e atualização da pedagogia
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III
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A FORMAÇÃO SINDICAL DE DIRIGENTES DO SENALBA-MA
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Raimundo Flor Monteiro Anderson Silva Monteiro
José Antônio da Cruz
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GT3 – Formação humana, Trabalho e Emancipação
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Atividade de pesquisa
Contatar coautores
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Selecionar bibliografia
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Proceder à leitura e dos referenciais bibliográficos.
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Elaborar síntese das ideias, pressupostos e teses.
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Concatenar os pressupostos reais com suas ideias.
(produção do novo conhecimento)
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Esboçar o artigo
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Analisar e criticar as
categorias que compõe o objeto.
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Efetuar a revisão ortográfica e formatação ABNT
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OBS 1: A metodologia de
elaboração dos artigos vem dos pressupostos, tais como leis, teorias, axiomas
são epistemologicamente organizados de acordo com a metodologia materialista,
histórico dialética em Marx e sua intersecção com a realidade concreta. Ou
seja, leva em conta o devir, o movimento a contradição, as partes do objeto,
a totalidade, a unidade na diversidade e a negação da negação (o novo).
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OBS 2: Constatamos por parte da
academia um certo viés conservador em relação ao novo, previsto no
materialismo histórico dialético no que tangem ao fato de que cada período
histórico define uma cultura determinada pelo modo de produção dominante.
Diante dessa diretriz epistemológica, que fatos negam o novo (ex. a concepção
de competência no presente)? O que o novo trás de contradição da dominação
que fortalece o dominado (elevação do nível intelectual do trabalhador)?
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OBS 3: 15’ para exposição do
trabalho sintetizado em projeção com data-show, com 10’ para questionamentos.
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Orçamento:
Despesas diretas para duas (02) pessoas; Viagem de ida e volta Parnaíba;
Hospedagem; e Alimentação: R$ 1.100,00 (Obs: investimento pessoal, visto que
por me encontrar de licença médica, não pude requerer junto ao SENAI-MA, que
sempre nos atendeu; recorri ao SENALBA-MA que apoiou, contudo, se negou a
prestar apoio financeiro).
DESENVOLVIMENTO DO EVENTO – IV ENCONTRO DE EDUCAÇÃO
Na foto o Prof. Osmar dá boas vindas ao publico academicista |
I - CONFERÊNCIA DE
ABERTURA
ü Tema: Diálogos
em educação e formação humana: Desafios contemporâneos
ü Conferencista:
Profª Dra Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina
ü Saudação inicial: Prof. Osmar Rufino – deu as boas vindas –ressaltou o momento de ruptura histórico
econômico político institucional com o regime democrático de direito em que a
presidente Dilma é destituída e assume Michel Temer.
ü Metodologia de apresentação: apresentação da temática concatenada com cenas do filme
(judô);
Música e Dança típica do Estado do Piauí alegraram a abertura do evento. |
Anderson Silva Monteiro, publicitário formado pelo CEUMA e Raimundo Flor Mestre em Educação formado pela UFMA únicos representantes do Maranhão no Evento. |
II - DESENVOLVIMENTO DO TEMA DA CONFERÊNCIA
Qual a necessidade de torna-se humano? Está na conversa e no
diálogo, conforme Maturana somos seres que vivemos no conversar para a educação
e para a formação humana. Qual o propósito do ser humano? Quais são as suas
necessidades? O ser humano tem necessidades e instintos; para Skinner são as
primárias e as biológicas, para Wallon e Carl Rogers necessidade como sinônimo
de motivação; necessidade e causalidade tem nexos.
Do ponto de vista humano, pelas lentes de Maturana, temos a
necessidade de conviver, brincar,
estudar e trabalhar. ( ontogenia humana).
- Conviver com amor – dinâmica espontânea
de relacionar-se com os outros, espaço e tempo com os outros. Sem amor
altera-se a fisiologia e sua concepção de mundo. Inicia com a relação
psico-espiritual no convívio com a mãe; MORIN diz que a aptidão natural
para aprender, sendo que é a afetividade que nos torna humano biofísico e
bio-psico-cultural. A convivência humana é mediada pela linguagem
diretamente relacionada com a cultura. Temos a aptidão para nos
desenvolvermos em dois nascimentos o biológico e o cultural, somo bio-psico
–social-cultural.
- No espaço tempo cultural, temos
três tipos de desenvolvimento:
a) A brincadeira – período que
internalizamos os papeis; na pós modernidade há a fragmentação do diálogo pais
e filhos na convivência familiar. Na tecnologização da produção ofertada
produzem brinquedos que estimulam o brincar com as crianças. É preciso resgatar
o valor simbólico bio-psico-social.
b) A educação sistemática – obtida nos
espaços escolares; depende da necessidade de cada sociedade; cultura formal do
estudo com processos, ritos e condutas.
c) E o trabalho – constante mudança de
atividade que se submerge como novo, como possibilidades novas, uma nova
consciência capaz de superar a crise.
Temos que valoriza a ternura de um
olhar o encontro do saber e do não saber e romper com o isolamento implícito –
transgredir – reelaborar práticas – agir e reagir diante das novas
circunstancias materiais.
DISCIPLINA? Como atividade
preponderante para os pais levando em consideração os valores que libertam ou reprimem/
40 a 60 menos permissíveis, acima de 60 + ou – permissividade; a criança deve
aprender, compreender e compartilhar a disciplina; entender a diferenciação do
aceitável do inaceitável; não causar dano ou prejudicar o próximo; a família
deve aplicar normas com clareza no que diz e faz; a escola tem que ser capaz de
adaptar o aluno e não o estudante a se adaptar à escola.
Resolver nossos problemas
existenciais; necessidades também são produzidas. As condições já estão postas
más é preciso transformá-las, com coragem e determinação.
Nunca deixe que as pessoas se percam
da escola e de vc, estreite os laços de convívio com as pessoas. Para resolver
as crises é necessários aprender a educar. O ser humano sempre pode ser mais do
que faz.
III - APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Raimundo Flor Monteiro, versa sobre o tema "A importância do perfil profissional para o trabalhador da indústria". |
- Elementos a observar: o objeto de pesquisa e as categorias analíticas;
Na defessa do artigo EBEP - EJA |
a) estruturar, organizar e funcionar
as escolas com tecnologias assistivas com vistas a acolher e adaptar os
estudantes as condições da escola e deixar que os alunos se adaptem à escola.
b) A lei antibully de n. 13.185/2015
que trata da violência e
insegurança na escola quanto a
atos de incivilidade e falta de aceitação do outro; a violência esta banalizada
sem contudo deixar de causar mágoa ao outro no aspecto bio-psico-temporal-cultural.
A violência escolar é socialmente construída (CUBAS);
c) Tecnologias assistivas nas
práticas inclusivas do ensino de libras, são:
-Tecnologia de baixo, médio e alto
impacto; mudanças positivas no atendimento aos PcDs – APADA
IV - MESAS TEMÁTICAS
MESA 3 – formação humana, trabalho e
emancipação
Discussão dos temas: emancipação
humana, projeto de libertação, humanização e hominização.
-liberdade ? capacidade de escolher
seu próprio destino;
-emancipação?compreender os grilhões
que nos prende;
-formação humana? Escola única e
politécnica;
-horizontalidade? Redução dos
estratos sociais.
Para Marx- a educação inspira uma
transformação; e a s exercito de reserva, burguesia, proletariado, luta de
classe, propriedade privada, mercadoria, relações de classe.
Roberto Kenned – a ontologia do
trabalho; Lukács – a educação esta diretamente relacionada com o trabalho;
Prof. Jackson Braga
Educação integral em tempo integral
(Bakunin) para que não haja sobreposição de uma classe sobre a outra
A Profa Dra Tânia Serra e a excelente dissertação sobre o tema ; |
Ambiente: luzes
da sala apagadas; sala com carteiras dispostas em forma de “U”; um tapete no
meio da sala para os participantes sentar-se durante a dinâmica; 12 velas
grande acesas em fila do lado direito da sala;
Recursos:
bacias quadradas 06 com água; 06 toalhas; pomada para massagem; 12 vendas tapa
olhos; essências e perfumes diversos; som com musicas reflexivas; 3 anteparos
com elástico servido de barreiras.
- Inicia com uma historia de
Rubens Alves – o oceano e ostra/ a carapaça é a sua casa;
- Qual o momento que vc olha para
si mesmo? Temos que nos desprender do que nos incomoda?
- Exercicio de respiração – puxar
o ar e estufar o peito, depois expirar – diafragmática (sensação de bem
está e para curar insônia);
- Na rodinha sentados no chão - Exercício
de respiração;
- Conselhos para a qualidade de
vida;
- Quem já brincou de galinha
pintada?
- Cantar galinha pintada?
- Qual o acolhimento da escola
para os pais?
- Cuidar do outro e não punir, por
que punir não educa ninguém;
- Em fila, na roda de pé, pegar na
orelhinha, sentados na roda massagear os ombros;
- Distribuir vendas, selecionar
condutores, iniciar condução dos cegas em obstáculos;
- Cuidar do outro é um ato de amor, lavar pés. Exercício de confiança.
VI - 2ª CONFERÊNCIA
Dia: 01/09/2016 à noite – 7 às 21h
Tema : Atualidade e atualização da
pedagogia: problemas, desafios e perspectivas
Palestrante: Prof. Dr João Batista A. Figueredo (UFC)
_Questões atuais: crise midiática,
ditadura do judiciário.
Não temos mais tempo para nós,
perdemos a capacidade de apreciar; estamos nos desumanizando, as pessoas
parecem coisas; muitos professores não se reconhece gente. Ex. contextualiza
com a história do índio tremenber que após formar-se professor, passa a ser
tratado com formalidade de professor e não mais como amigo.
a) Sala de aula – Nóvoa em um texto ressalta a questão da esquizofrenia social em
relação a perpetuação da sala de aula sem mudanças; a conjuntura social fica
isolada da sala de aula, pois com Descartes só aprendemos a fragmentar e não
desenvolvemos a capacidade de conectar realidades. É urgente a necessidade de
trazer para a escola a conjuntura
social. Temos nos esforçar para não confundir representações midiáticas com a
realidade concreta. A primeira é elaboradas e levadas ao público com
manipulação de imagens, que apresenta o que é conveniente e do interesse do
produtor da informação; a segunda, é que essas imagens persuasivas suprimem
aspectos sociais relevantes, conveniente e de interesse social. A manipulação
de imagem destaca questões e esconde outras. Saiu na globo? Desconfie!
b) Novos procedimentos de controle –
temos que reaprender a controlar; conter as emoções doa alunos? Manter os
alunos como ouvintes?
c) Sentidos e significados; percurso
desejante e trajetória de significação.
Dá significado – as
relações pedagógicas fazem com que os estudantes sejam fruto de uma cultura
oral (dialogicidade); é preciso prestar atenção e seguir a teia epistêmica;
cultura matristica: texto – pretexto –
contexto (vida).
1.Texto: conjunto das palavras escritas, em livro, folheto, documento
etc. (p.opos. a comentários, aditamentos, sumário etc.); redação original de
qualquer obra escrita."um t. manuscrito" trecho ou fragmento de obra
de um autor.
2 Pretexto: o
que é preciso para se escrever um texto; uma desculpa para se chegar a uma
ideia mais pertinente ao assunto;
3. Contexto (vida). São FATOS SOCIAIS que forma um contexto
social. Então o Contexto Social é resultado de todos os fatos
sociais. FATOS SOCIAIS-define o fato social como uma norma coletiva com
independência e poder de coerção sobre o indivíduo. CONTEXTO-Conjunto;
todo, totalidade (Marx); CONTEXTO SOCIAL- Conjuntos de normas coletivas. Fonte(s):
Émile Durkheim.
Raimundo Flor Monteiro
Assessor Técnico do SENAI
COEPT – SENAI-MA
GALERIA DE FOTOS SOBRE O EVENTO E OS PARTICIPANTES
Respondendo aos questionamento dos participantes |
Em defesa do artigo matriz de formação sindical |
O Prof.Osmar fazendo a abertura do evento IX Encontro de Educação |
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