sábado, 10 de novembro de 2018

ALGUNS FRAGMENTOS DO OBJETO DE PESQUISA EM MARX

ALGUNS FRAGMENTOS DO OBJETO DE PESQUISA EM MARX
Por Raimundo Flor Monteiro


Em se tratando das categorias analíticas do objeto de pesquisa em Marx, podemos afirmar que: o movimento é parte do objeto, é parte de sua aparência imediata (empírica) captada pela experiência sensível, o qual é perceptível e constatado imediatamente.
Aparência não esgota as nuances do objeto, ela é sim um ponto de partida para abusca da essência, nada que se apresenta no objeto é casual ou gratuito. O modo imediato de emergência da realidade que pode revelar e ou ocultar o objeto.
somente o olhar sociológico, antropológico do teórico pós-moderno é capaz de perceber e poder desconfiar da essência escondida na aparência, contida na estrutura intima na dinâmica de funcionamento do objeto. portanto, sempre suspeite e distingua o que é essência e o que é aparência. jamais o pesquisador deve se deixar seu olhar ser conduzido pela imaginação aparente contida no objeto. Será preciso mergulhar no fenômeno contido no objeto e extrair dele, do particular para o geral, ou vice versa, ou seja, arrancar dele a sua essência.
Será necessário definir as categorias analíticas de inferência do objeto, ou seja, do que você vai se valer para extrair a essência que somente vai ser concluída no fim da pesquisa.
Extrair do objeto aquilo que lhe é próprio em Marx difere da prática de pesquisa do pensamento weberiano que consiste em hipotetizar o objeto e confirmar ou não a afirmativa, através da reprodução do movimento do objeto, constatando se o movimento condiz com a natureza do objeto. Em Marx o pesquisador deve detectar a natureza do movimento, se auto caracterizado pelas contradições imanentes com as tensões e contradições, suas expressões anímicas e materiais que se realizam por rompimentos dos seus constructos. Ver-se nas categorias que o ser está contido nas especificidades das categorias, em suas unidades das diversidades.
Exemplos: o mineral não se reproduz, natureza exata; o ser orgânico se reproduz, além de sua cadeia de reprodução se realizar através de complexos; já o ser social se reproduz  através de infinitos complexos.
Neste ultimo, há o desdobramento de leis obtidas por pesquisas desenvolvidas em categorias que detectam os movimentos contraditórios nas diversas fases de movimento do objeto. O bom é que você tem liberdade para  escolher entre as alternativas concretas factíveis, as que se lhes apresenta mais convincentes.

Bibliografia:
Vídeo Aula do prof. José Paulo Netto com o título curso de "Metodologia de pesquisa em Marx", 2005 - UFPE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário