domingo, 20 de dezembro de 2015

A METODOLOGIA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL TECNICISTA NOS ANOS 70, 80 E 90 NO SENAI-MA

SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
    Departamento Regional do Maranhão.
                Unidade Operacional Prof. Raimundo Franco Teixeira.
PADRONIZAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
O presente trabalho objetiva a padronização do processo ensino aprendizagem na Unidade Operacional Prof. Raimundo Franco Teixeira, visando à melhoria da qualidade de ensino e implantação do Projeto CEMEP. Esse trabalho foi elaborado por Raimundo Flor Monteiro em 1997, e aprovado e deliberado para ser implantado no RFT. 







A, fevereiro de 1998


PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Educação Para o Trabalho e Para a Cidadania
EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
CIDADANIA
Conceito Político:
Complexo de Direitos e Deveres do indivíduo frente a sociedade que faz parte.
Conceito Psicológico:
Sentimento de identidade ampliado que inclui responsabilidade pela Qualidade de vida e de saúde de todos os membros da sociedade.
EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO
TRABALHO
Conceito:
É o Desenvolvimento ordenado das energias humana (física e intelectual) psíquicas ou corporais com o objetivo habitual e autônomo do ser humano de adquirir valores.
EDUCAÇÃO PARA A GESTÃO
GESTÃO
Conceito:
É a capacidade de administrar ou gerir uma empresa ou um negócio pela produção de bens ou serviços.

FLUXOGRAMA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
ESTUDO DA TAREFA
PADRONIZAÇÃO DO PROCESSO
DEMONSTRAÇÃO
EXECUÇÃO DA TAREFA
AVALIAÇÃO

METODOLOGIA DE ENSINO

-em termos de objetivos, espera-se que o docente;

-defina claramente o que se pretende em relação à aprendizagem dos alunos, tanto no que diz respeito ao objetivo terminal como aos objetivos que facilitem o alcance do terminal;

-comunique amplamente aos estudantes o que deseja que eles sejam capazes de fazer


FASE DO ENSINO DA TAREFA

Condições ambientais
·      a sala ambiente é adequada:
·      as condições visuais de iluminação são apropriadas;
·      as condições audiovisuais são satisfatórias:
·      organizar e conservar o material e equipamento da sala
Leitura silenciosa dos conteúdos de ensino
·      apresenta os objetivos, esclarecedores;
·      o professor(a) circula entre os alunos durante a leitura dos conteúdos;
·      os alunos utilizam-se de peças modelo;
·      os alunos leem com atenção e em silêncio.
Discussão dos conteúdos em grupo
·      houve participação dos ‘alunos* interagindo;
·      houve debates;
·      o professor(a) Interveio apenas, quando necessário.
Elaboração do plano de trabalho
·      houve trabalho individual para realização do plano;
·      houve trabalho de equipe;
·      discussão do conteúdo em grupo;
·      verificou se as informações contidas no plano são suficientes para a execução correta da tarefai
·      o professor(a) assinou todos os pianos após a verificação;
·      controlou a quantidade de planos elaborados.
FASE DA DEMOSNTRAÇÃO DA TAREFA
PROCEDIMENTOS PADRÕES
·       Preparação
·           planejou a demonstração;
·           selecionou devidamente ferramentas, equipamentos e materiais;
·           apresentou os objetivos claramente;
·           criou condições para motivação;
·           verificou conhecimentos prévios Inerente ao assunto;
·           dispôs corretamente os “alunos";
·       o número de alunos foi adequado
·       Apresentação
·           apresentou a operação de modo global
·           apresentou a operação passo a passo, em ritmo lento, evidenciando os pontos- chave:
·           apresentou a operação recompondo os passos;
·           Uso vocabulário técnico a nível do aluno
·           propiciou um visual correto das técnicas de trabalho.
·           explicou os termos novos;
·           salientou as precauções contra acidentes;
·           utilizou recursos didáticos especiais;
·           exemplificou com atuações reais;
·       houve sequência e dinâmica no desenvolvimento
·       Aplicação
·           houve participação do aluno executando a operação;
·           o aluno executou apenas um passo;
·           foram ressaltados os pontos-chave;
·       foram feitas as correções no momento oportuno

·       FASE DE EXECUÇÃO DA TAREFA
·       PROCEDIMENTOS PADRÕES
·       Atividades pedagógicas
·       questiona o "aluno" sobre a compreensão do plano de trabalho;
·           Atende o “aluno” no momento em que ele necessita da demonstração;
·           o aluno executa a tarefa seguindo a ordem descrita no plano de trabalho e dentro dos padrões;
·           Observa-se se há uso correto de máquinas, de equipamentos e de Instrumentos;
·           há observância das normas de segurança e higiene no trabalho;
·           há padrões de comparação para facilitar a compreensão;
·           observa e corrige a postura do aluno;
·           presta assistência individual aos alunos observando, corrigindo, orientando e incentivando;
·           trata com urbanidade os alunos-;
·           há incentivo para o desenvolvimento de iniciativa e interesse;
·           verifica se existe e estimula bom relacionamento entre alunos-;
·           menciona a importância do uso das normas técnicas;
·           verifica se os alunos selecionam o ma­terial necessário;
·           observa se o aluno durante e após execução da tarefa efetua medições, anota e confronta os dados medidos com os calculados, caso seja necessário;
·       faz o registro das avaliações.

FASE DE AVALIAÇÃO
PROCEDIMENTOS PADRÕES
Em termos da AVALIAÇÃO - DA APRENDEZAGEM, espera-se que o (a) instrutor (a)
·           defina claramente com os alunos esquema e os critérios a serem adotados;
·           utilize instrumentos da medida (testes: objetivos/subjetivos) que  avaliem adequadamente o alcance dos objetivos, permitam obter evidências de que a aprendizagem realmente ocorreu, sejam elaborados observando-se os princípios técnicos corretos, apresentem Instruções claras e fáceis de serem seguidas pelos estudantes;
·           examine com cada estudante, após a avaliação, as dificuldades encontradas e os erros cometidos;
·           promova novas oportunidades de ensino para o aluno aprender a resolver suas dificuldades;
·           estimule tanto a autoavaliação pelos alunos como a melhoria dos trabalhos realizados;
·           a recuperação foi proporcional de imediato:
·           mantém atualizado o registro dos conceitos da avaliação;
·           avalição.

FICHA DE AVALIAÇÃO
CONCEITOS
FATORES
ÓTIMO
BOM (B)
RECULAR(R)

COMPREENSÃO DO CONTEÚDO
Responde com exati­dão as perguntas formuladas,
relativas a tecnologia, cálculo, desenho e a demonstração prática.
Responde todas as perguntas cometendo erros ocasionais em relação a parte irrelevante do conteúdo.
Responde todas as perguntas cometendo erros ocasionais em relação a parte relevante do conteúdo .
ELABORAÇÃO DO ROTEIRO DE TRABALHO
O roteiro de trabalho contem todos os elementos corretos e ordenadamente organizados
O roteiro de trabalho apresenta um elemento fora de ordem ou erros ocasionais em relação a parte irrelevante do conteúdo.
O roteiro de traba­lho apresenta um elemento fora de ordem ou erros ocasionais em relação a parte irrelevante do conteúdo.

ACABAMENTO DA TAREFA
-A tarefa pronta atende a todos os padrões estabelecidos.
A tarefa pronta atende aos padrões estabelecidos,
exceto num aspecto.
A tarefa pronta atende aos padrões estabelecidos, após terem sido efetuados reparos, reajustes.
APLICAÇÃO DAS NORMAS DE SEGUNÇA
Utiliza corretamente todo equipamento de proteção e/ou segurança, obedecendo a todas as precau­ções indicadas em toda operação.
Utiliza corretamente e conscientemente o equipamento de proteção e/ou de seguran­ça recomendado, obedecendo as precauções indicadas, exceto numa oportunidade.
Necessita de cons­tante observação do docente, para utilizar corretamente o equipamento de proteção e/ou segurança e para obedecer as precauções indicadas
INTERESSE
Aproveita integralmente o tempo resolvendo dificuldade; apresenta soluções; é assíduo e pontual participa ativamen­te das situações de aprendizagem.
O DEMONSTRA ESSE INTERESSE?
SIM ou NÃO

DISCIPLINA
.O aluno trata com urbanidade os co­legas, o professor e os funcionários.
O ALUNO DEMONSTRA ESSE DESEMPENHO?
SIM ou NÃO


BIBLIOGRAFIA
 SENAI-DN – Diretoria Técnica (Coletânea de Texto). Rio de Janeiro – RJ/1990.
SENAI-DN – Diretoria Técnica. Metodologia de Ensino . Rio de Janeiro – RJ/1998.
ARANHA, Maria Lúcia Arruda. História da educação – Editora Moderna /1996
RAMOS. Cosete. Pedagogia da Qualidade. Editora Qualitymark /1994
PILETTI, Claudino. Didática Geral – Editora Ática / 1995
TEXTO. Contribuição enviada por Geral do Luís Kal Kman – CFP/Itajaí/SC


Organização: Raimundo Flor Monteiro
Avaliação e autorização: Francisco Dario silva Abreu
Gestor da Unidade: Estevam Elpídio Bello Costa Ferreira

Diagramação e digitalização: Raimundo Nonato Costa Ribeiro

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