SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Departamento Regional do Maranhão.
Unidade Operacional Prof. Raimundo
Franco Teixeira.
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PADRONIZAÇÃO DO
PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
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O
presente trabalho objetiva a padronização do processo ensino aprendizagem na
Unidade Operacional Prof. Raimundo Franco Teixeira, visando à melhoria da
qualidade de ensino e implantação do Projeto CEMEP. Esse trabalho foi elaborado por Raimundo Flor Monteiro em 1997, e aprovado e deliberado para ser implantado no RFT.
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A, fevereiro de 1998
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PROCESSO
ENSINO-APRENDIZAGEM
Educação Para o Trabalho e Para a Cidadania
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EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
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CIDADANIA
Conceito Político:
Complexo de Direitos e Deveres do
indivíduo frente a sociedade que faz parte.
Conceito Psicológico:
Sentimento de identidade ampliado que
inclui responsabilidade pela Qualidade de vida e de saúde de todos os membros
da sociedade.
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TRABALHO
Conceito:
É o Desenvolvimento ordenado das
energias humana (física e intelectual) psíquicas ou corporais com o objetivo
habitual e autônomo do ser humano de adquirir valores.
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EDUCAÇÃO PARA A GESTÃO
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GESTÃO
Conceito:
É a capacidade de administrar ou gerir
uma empresa ou um negócio pela produção de bens ou serviços.
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FLUXOGRAMA
DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
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ESTUDO DA
TAREFA
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PADRONIZAÇÃO
DO PROCESSO
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DEMONSTRAÇÃO
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EXECUÇÃO DA
TAREFA
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AVALIAÇÃO
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METODOLOGIA DE ENSINO
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-em termos de objetivos, espera-se
que o docente;
-defina claramente o que se
pretende em relação à aprendizagem dos alunos, tanto no que diz respeito ao
objetivo terminal como aos objetivos que facilitem o alcance do terminal;
-comunique amplamente aos
estudantes o que deseja que eles sejam capazes de fazer
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FASE
DO ENSINO DA TAREFA
Condições ambientais
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· a sala ambiente é
adequada:
· as condições visuais de
iluminação são apropriadas;
· as condições audiovisuais
são satisfatórias:
· organizar e conservar o
material e equipamento da sala
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Leitura silenciosa dos
conteúdos de ensino
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· apresenta os objetivos,
esclarecedores;
· o professor(a) circula
entre os alunos durante a leitura dos conteúdos;
· os alunos utilizam-se de
peças modelo;
· os alunos leem com
atenção e em silêncio.
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Discussão dos conteúdos
em grupo
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· houve participação dos
‘alunos* interagindo;
· houve debates;
· o professor(a) Interveio
apenas, quando necessário.
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Elaboração do plano de
trabalho
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· houve trabalho individual
para realização do plano;
· houve trabalho de equipe;
· discussão do conteúdo em
grupo;
· verificou se as
informações contidas no plano são suficientes para a execução correta da
tarefai
· o professor(a) assinou
todos os pianos após a verificação;
· controlou a quantidade de
planos elaborados.
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FASE DA DEMOSNTRAÇÃO DA TAREFA
PROCEDIMENTOS PADRÕES
· Preparação
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·
planejou a demonstração;
·
selecionou devidamente ferramentas,
equipamentos e materiais;
·
apresentou os objetivos claramente;
·
criou condições para motivação;
·
verificou conhecimentos prévios Inerente ao
assunto;
·
dispôs corretamente os “alunos";
· o número de
alunos foi adequado
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· Apresentação
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·
apresentou a operação de modo global
·
apresentou a operação passo a passo, em ritmo
lento, evidenciando os pontos- chave:
·
apresentou a operação recompondo os passos;
·
Uso vocabulário técnico a
nível do aluno
·
propiciou um visual correto das técnicas de
trabalho.
·
explicou os termos novos;
·
salientou as precauções contra acidentes;
·
utilizou recursos didáticos especiais;
·
exemplificou com atuações reais;
· houve
sequência e dinâmica no desenvolvimento
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· Aplicação
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·
houve participação do aluno executando a
operação;
·
o aluno executou apenas um passo;
·
foram ressaltados os pontos-chave;
· foram feitas
as correções no momento oportuno
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· FASE
DE EXECUÇÃO DA TAREFA
· PROCEDIMENTOS
PADRÕES
· Atividades
pedagógicas
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·
questiona o "aluno" sobre a
compreensão do plano de trabalho;
·
Atende o “aluno” no momento em
que ele necessita da demonstração;
·
o aluno executa a tarefa
seguindo a ordem descrita no plano de trabalho e dentro dos padrões;
·
Observa-se se há uso correto
de máquinas, de equipamentos e de Instrumentos;
·
há observância das normas de
segurança e higiene no trabalho;
·
há padrões de comparação para
facilitar a compreensão;
·
observa e corrige a postura do
aluno;
·
presta assistência individual
aos alunos observando, corrigindo, orientando e incentivando;
·
trata com urbanidade os alunos-;
·
há incentivo para o
desenvolvimento de iniciativa e interesse;
·
verifica se existe e estimula
bom relacionamento entre alunos-;
·
menciona a importância do uso
das normas técnicas;
·
verifica se os alunos
selecionam o material necessário;
·
observa se o aluno durante e
após execução da tarefa efetua medições, anota e confronta os dados medidos
com os calculados, caso seja necessário;
· faz o
registro das avaliações.
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FASE DE AVALIAÇÃO
PROCEDIMENTOS PADRÕES
Em termos da AVALIAÇÃO - DA
APRENDEZAGEM, espera-se que o (a) instrutor (a)
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·
defina claramente com os alunos esquema e os
critérios a serem adotados;
·
utilize instrumentos da medida (testes:
objetivos/subjetivos) que avaliem
adequadamente o alcance dos objetivos, permitam obter evidências de que a aprendizagem
realmente ocorreu, sejam elaborados observando-se os princípios técnicos
corretos, apresentem Instruções claras e fáceis de serem seguidas pelos
estudantes;
·
examine com cada estudante, após a avaliação,
as dificuldades encontradas e os erros cometidos;
·
promova novas oportunidades de ensino para o
aluno aprender a resolver suas dificuldades;
·
estimule tanto a autoavaliação pelos alunos
como a melhoria dos trabalhos realizados;
·
a recuperação foi proporcional de imediato:
·
mantém atualizado o registro dos conceitos da
avaliação;
·
avalição.
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FICHA DE AVALIAÇÃO
CONCEITOS
FATORES
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ÓTIMO
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BOM (B)
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RECULAR(R)
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COMPREENSÃO
DO CONTEÚDO
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Responde
com exatidão as perguntas formuladas,
relativas
a tecnologia, cálculo, desenho e a demonstração prática.
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Responde
todas as perguntas cometendo erros ocasionais em relação a parte relevante do
conteúdo .
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ELABORAÇÃO
DO ROTEIRO DE TRABALHO
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O roteiro
de trabalho contem todos os elementos corretos e ordenadamente organizados
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O roteiro
de trabalho apresenta um elemento fora de ordem ou erros ocasionais em
relação a parte irrelevante do conteúdo.
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O roteiro
de trabalho apresenta um elemento fora de ordem ou erros ocasionais em
relação a parte irrelevante do conteúdo.
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ACABAMENTO
DA TAREFA
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-A tarefa
pronta atende a todos os padrões estabelecidos.
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A tarefa
pronta atende aos padrões estabelecidos,
exceto num
aspecto.
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A tarefa
pronta atende aos padrões estabelecidos, após terem sido
efetuados reparos, reajustes.
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APLICAÇÃO
DAS NORMAS DE SEGUNÇA
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Utiliza
corretamente todo equipamento de proteção e/ou
segurança, obedecendo
a todas as precauções indicadas em toda operação.
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Utiliza
corretamente e conscientemente o equipamento de proteção e/ou de segurança
recomendado, obedecendo as precauções indicadas, exceto numa oportunidade.
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Necessita
de constante observação do docente, para utilizar corretamente o equipamento
de proteção e/ou segurança e para obedecer as precauções indicadas
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INTERESSE
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Aproveita
integralmente o tempo resolvendo dificuldade; apresenta soluções; é assíduo e
pontual participa ativamente das situações de aprendizagem.
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O
DEMONSTRA ESSE INTERESSE?
SIM ou NÃO
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DISCIPLINA
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.O aluno
trata com urbanidade os colegas, o professor e os funcionários.
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O ALUNO
DEMONSTRA ESSE DESEMPENHO?
SIM ou NÃO
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BIBLIOGRAFIA
SENAI-DN – Diretoria Técnica (Coletânea de
Texto). Rio de Janeiro – RJ/1990.
SENAI-DN –
Diretoria Técnica. Metodologia de Ensino . Rio de Janeiro – RJ/1998.
ARANHA,
Maria Lúcia Arruda. História da educação – Editora Moderna /1996
RAMOS.
Cosete. Pedagogia da Qualidade. Editora Qualitymark /1994
PILETTI,
Claudino. Didática Geral – Editora Ática / 1995
TEXTO.
Contribuição enviada por Geral do Luís Kal Kman – CFP/Itajaí/SC
Organização:
Raimundo Flor Monteiro
Avaliação e
autorização: Francisco Dario silva Abreu
Gestor da Unidade: Estevam Elpídio Bello Costa Ferreira
Gestor da Unidade: Estevam Elpídio Bello Costa Ferreira
Diagramação
e digitalização: Raimundo Nonato Costa Ribeiro
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