| 
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. 
   
  Departamento Regional do Maranhão. 
                Unidade Operacional Prof. Raimundo
  Franco Teixeira. | 
| 
PADRONIZAÇÃO DO
  PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM | 
| 
O
  presente trabalho objetiva a padronização do processo ensino aprendizagem na
  Unidade Operacional Prof. Raimundo Franco Teixeira, visando à melhoria da
  qualidade de ensino e implantação do Projeto CEMEP. Esse trabalho foi elaborado por Raimundo Flor Monteiro em 1997, e aprovado e deliberado para ser implantado no RFT.  | 
| 
A, fevereiro de 1998 | 

| 
PROCESSO
  ENSINO-APRENDIZAGEM 
Educação Para o Trabalho e Para a Cidadania | 
EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA | 
CIDADANIA 
Conceito Político: 
Complexo de Direitos e Deveres do
  indivíduo frente a sociedade que faz parte. 
Conceito Psicológico: 
Sentimento de identidade ampliado que
  inclui responsabilidade pela Qualidade de vida e de saúde de todos os membros
  da sociedade. | ||
| 
TRABALHO 
Conceito: 
É o Desenvolvimento ordenado das
  energias humana (física e intelectual) psíquicas ou corporais com o objetivo
  habitual e autônomo do ser humano de adquirir valores. | ||||
| 
EDUCAÇÃO PARA A GESTÃO | 
GESTÃO 
Conceito: 
É a capacidade de administrar ou gerir
  uma empresa ou um negócio pela produção de bens ou serviços. | |||
| 
FLUXOGRAMA
  DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM | 
ESTUDO DA
  TAREFA | 
PADRONIZAÇÃO
  DO PROCESSO | ||
| 
DEMONSTRAÇÃO | ||||
| 
EXECUÇÃO DA
  TAREFA | ||||
| 
AVALIAÇÃO | ||||
| 
METODOLOGIA DE ENSINO | 
| 
-em termos de objetivos, espera-se
  que o docente; 
-defina claramente o que se
  pretende em relação à aprendizagem dos alunos, tanto no que diz respeito ao
  objetivo terminal como aos objetivos que facilitem o alcance do terminal; 
-comunique amplamente aos
  estudantes o que deseja que eles sejam capazes de fazer | 
FASE
DO ENSINO DA TAREFA
| 
Condições ambientais | 
·      a sala ambiente é
  adequada: 
·      as condições visuais de
  iluminação são apropriadas; 
·      as condições audiovisuais
  são satisfatórias: 
·      organizar e conservar o
  material e equipamento da sala  | 
| 
Leitura silenciosa dos
  conteúdos de ensino | 
·      apresenta os objetivos,
  esclarecedores; 
·      o professor(a) circula
  entre os alunos durante a leitura dos conteúdos; 
·      os alunos utilizam-se de
  peças modelo; 
·      os alunos leem com
  atenção e em silêncio. | 
| 
Discussão dos conteúdos
  em grupo | 
·      houve participação dos
  ‘alunos* interagindo;  
·      houve debates; 
·      o professor(a) Interveio
  apenas, quando necessário. | 
| 
Elaboração do plano de
  trabalho | 
·      houve trabalho individual
  para realização do plano; 
·      houve trabalho de equipe; 
·      discussão do conteúdo em
  grupo; 
·      verificou se as
  informações contidas no plano são suficientes para a execução correta da
  tarefai 
·      o professor(a) assinou
  todos os pianos após a verificação; 
·      controlou a quantidade de
  planos elaborados. | 
FASE DA DEMOSNTRAÇÃO DA TAREFA
PROCEDIMENTOS PADRÕES
| 
·       Preparação | 
·          
  planejou a demonstração; 
·          
  selecionou devidamente ferramentas,
  equipamentos e materiais; 
·          
  apresentou os objetivos claramente; 
·          
  criou condições para motivação; 
·          
  verificou conhecimentos prévios Inerente ao
  assunto; 
·          
  dispôs corretamente os “alunos"; 
·       o número de
  alunos foi adequado | 
| 
·       Apresentação | 
·          
  apresentou a operação de modo global 
·          
  apresentou a operação passo a passo, em ritmo
  lento, evidenciando os pontos- chave: 
·          
  apresentou a operação recompondo os passos; 
·          
  Uso vocabulário técnico a
  nível do aluno 
·          
  propiciou um visual correto das técnicas de
  trabalho. 
·          
  explicou os termos novos; 
·          
  salientou as precauções contra acidentes; 
·          
  utilizou recursos didáticos especiais; 
·          
  exemplificou com atuações reais; 
·       houve
  sequência e dinâmica no desenvolvimento | 
| 
·       Aplicação | 
·          
  houve participação do aluno executando a
  operação; 
·          
  o aluno executou apenas um passo; 
·          
  foram ressaltados os pontos-chave; 
·       foram feitas
  as correções no momento oportuno | 
·       FASE
DE EXECUÇÃO DA TAREFA
·       PROCEDIMENTOS
PADRÕES
| 
·       Atividades
  pedagógicas | 
·      
  questiona o "aluno" sobre a
  compreensão do plano de trabalho; 
·          
  Atende o “aluno” no momento em
  que ele necessita da demonstração; 
·          
  o aluno executa a tarefa
  seguindo a ordem descrita no plano de trabalho e dentro dos padrões; 
·          
  Observa-se se há uso correto
  de máquinas, de equipamentos e de Instrumentos; 
·          
  há observância das normas de
  segurança e higiene no trabalho; 
·          
  há padrões de comparação para
  facilitar a compreensão; 
·          
  observa e corrige a postura do
  aluno; 
·          
  presta assistência individual
  aos alunos observando, corrigindo, orientando e incentivando; 
·          
  trata com urbanidade os alunos-; 
·          
  há incentivo para o
  desenvolvimento de iniciativa e interesse; 
·          
  verifica se existe e estimula
  bom relacionamento entre alunos-; 
·          
  menciona a importância do uso
  das normas técnicas; 
·          
  verifica se os alunos
  selecionam o material necessário; 
·          
  observa se o aluno durante e
  após execução da tarefa efetua medições, anota e confronta os dados medidos
  com os calculados, caso seja necessário; 
·       faz o
  registro das avaliações. | 
FASE DE AVALIAÇÃO
PROCEDIMENTOS PADRÕES
| 
Em termos da AVALIAÇÃO - DA
  APRENDEZAGEM, espera-se que o (a) instrutor (a) | 
·          
  defina claramente com os alunos esquema e os
  critérios a serem adotados; 
·          
  utilize instrumentos da medida (testes:
  objetivos/subjetivos) que  avaliem
  adequadamente o alcance dos objetivos, permitam obter evidências de que a aprendizagem
  realmente ocorreu, sejam elaborados observando-se os princípios técnicos
  corretos, apresentem Instruções claras e fáceis de serem seguidas pelos
  estudantes; 
·          
  examine com cada estudante, após a avaliação,
  as dificuldades encontradas e os erros cometidos; 
·          
  promova novas oportunidades de ensino para o
  aluno aprender a resolver suas dificuldades; 
·          
  estimule tanto a autoavaliação pelos alunos
  como a melhoria dos trabalhos realizados; 
·          
  a recuperação foi proporcional de imediato: 
·          
  mantém atualizado o registro dos conceitos da
  avaliação; 
·          
  avalição. | 
FICHA DE AVALIAÇÃO
| 
CONCEITOS 
FATORES | 
ÓTIMO | 
BOM (B) | 
RECULAR(R) | 
| 
COMPREENSÃO
  DO CONTEÚDO | 
Responde
  com exatidão as perguntas formuladas, 
relativas
  a tecnologia, cálculo, desenho e a demonstração prática. | 
Responde
  todas as perguntas cometendo erros ocasionais em relação a parte relevante do
  conteúdo . | |
| 
ELABORAÇÃO
  DO ROTEIRO DE TRABALHO | 
O roteiro
  de trabalho contem todos os elementos corretos e ordenadamente organizados | 
O roteiro
  de trabalho apresenta um elemento fora de ordem ou erros ocasionais em
  relação a parte irrelevante do conteúdo. | 
O roteiro
  de trabalho apresenta um elemento fora de ordem ou erros ocasionais em
  relação a parte irrelevante do conteúdo. | 
| 
ACABAMENTO
  DA TAREFA | 
-A tarefa
  pronta atende a todos os padrões estabelecidos. | 
A tarefa
  pronta atende aos padrões estabelecidos, 
exceto num
  aspecto. | 
A tarefa
  pronta atende aos padrões estabelecidos, após terem sido
  efetuados reparos, reajustes. | 
| 
APLICAÇÃO
  DAS NORMAS DE SEGUNÇA | 
Utiliza
  corretamente todo equipamento de proteção e/ou
  segurança, obedecendo
  a todas as precauções indicadas em toda operação. | 
Utiliza
  corretamente e conscientemente o equipamento de proteção e/ou de segurança
  recomendado, obedecendo as precauções indicadas, exceto numa oportunidade. | 
Necessita
  de constante observação do docente, para utilizar corretamente o equipamento
  de proteção e/ou segurança e para obedecer as precauções indicadas | 
| 
INTERESSE | 
Aproveita
  integralmente o tempo resolvendo dificuldade; apresenta soluções; é assíduo e
  pontual participa ativamente das situações de aprendizagem. | 
O
  DEMONSTRA ESSE INTERESSE? 
SIM ou NÃO | |
| 
DISCIPLINA | 
.O aluno
  trata com urbanidade os colegas, o professor e os funcionários. | 
O ALUNO
  DEMONSTRA ESSE DESEMPENHO? 
SIM ou NÃO | |
BIBLIOGRAFIA
 SENAI-DN – Diretoria Técnica (Coletânea de
Texto). Rio de Janeiro – RJ/1990.
SENAI-DN –
Diretoria Técnica. Metodologia de Ensino . Rio de Janeiro – RJ/1998.
ARANHA,
Maria Lúcia Arruda. História da educação – Editora Moderna /1996
RAMOS.
Cosete. Pedagogia da Qualidade. Editora Qualitymark /1994
PILETTI,
Claudino. Didática Geral – Editora Ática / 1995
TEXTO.
Contribuição enviada por Geral do Luís Kal Kman – CFP/Itajaí/SC
Organização:
Raimundo Flor Monteiro
Avaliação e
autorização: Francisco Dario silva Abreu
Gestor da Unidade: Estevam Elpídio Bello Costa Ferreira
Gestor da Unidade: Estevam Elpídio Bello Costa Ferreira
Diagramação
e digitalização: Raimundo Nonato Costa Ribeiro

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário