Por Raimundo Flor Monteiro
APRESENTAÇÃO
O conhecimento racional da Ciência Política é adquirido e aperfeiçoado por meio dos estudos e pesquisas, com vistas a propiciar uma experiência e uma nova visão de mundo, interessante e enriquecedora, para possamos sair do empirismo achista para o empirismo científico.
Nosso propósito e nossa intenção é aproximá-lo do objeto temático "educação e bolsonarismo político", através dos conhecimentos que se consubstanciam no desenrolar da história em saberes. Desse modo, fazer com que nós ampliemos a visão, e nos apropriemos dos conceitos e posteriormente domine os conhecimentos, humildes, mas aqui compartilhados. Essa modesta produção está organizado e estruturada em torno de situações propostas, por demais importantes, para o universo de atuação do cidadão que convive na política, consciente ou inconsciente, sobretudo, e através deste micro ensaio possa subsidiar a sua formação como cidadão, modificando sua forma de atuação na sociedade, dado os ganhos que esclarecem e iluminem a nossa consciência tornando-a crítica. Os temas em análise fazem parte do nosso cotidiano. Portanto, nossa contribuição ao abordar tais questões a partir do olhar da “ciência” é fornecer novas possibilidades de compreensão e interpretação do mundo, para nele seguirmos com um novo posicionamento diante das situações, problemas e de questões relacionados à política na administração de empresas, na pedagogia, na medicina, nas engenharias e tecnologias, nos setores de serviços, etc, etc, etc.
INTRODUÇÃO
Ainda muito jovem e inexperiente eu já gostava da música podres poderes de Caetano Veloso. Através dela iniciei meus pargos conhecimentos sobre política. A letra, de cunho critico, expressa um desabafo sobre as políticas afirmadas na América latina no segundo e terceiro quartel do século XX.
Enquanto os homens exercem seus podres poderes/Motos e fuscas avançam os sinais vermelhos/E perdem os verdes/Somos uns boçais.
Queria querer gritar setecentas mil vezes/Como são lindos, como são lindos os burgueses/E os japoneses/Mas tudo é muito mais
Será que nunca faremos senão confirmar/A incompetência da América católica/Que sempre precisará de ridículos tiranos?
Será, será que será que será que será/Será que essa minha estúpida retórica/Terá que soar, terá que se ouvir por mais mil anos?
Enquanto os homens exercem seus podres poderes/Índios e padres e bichas, negros e mulheres/E adolescentes fazem o carnaval
Queria querer cantar afinado com Ellis/Silenciar em respeito ao seu transe, num êxtase/Ser indecente/Mas tudo é muito mau
Ou então cada paisano e cada capataz/Com sua burrice fará jorrar sangue demais/Nos pantanais, nas cidades, caatingas/E nos Gerais?
Será que apenas os hermetismos pascoais/Os tons, os mil tons, seus sons e seus dons geniais/Nos salvam, nos salvarão dessas trevas/E nada mais?
Enquanto os homens exercem seus podres poderes/Morrer e matar de fome, de raiva e de sede/São tantas vezes gestos naturais
Eu quero aproximar o meu cantar vagabundo/Daqueles que velam pela alegria do mundo/Indo mais fundo/Tins e bens e tais
Convém ressaltar que o contexto social e político era outro, as aspirações eram um tanto quanto parecidas com as contemporâneas, porém a estrutura político partidária era, na realidade, concebida e vivenciada em outro patamar. Nesse período histórico, destacava-se a ditaduras de base militar, caracterizada por verdadeiros tiranos que conduzia o povo com mão de ferro. Um verdadeiro extremismo, digno das práticas do fascismo e do nazismo. Na crítica Caetano denuncia paisanos e capatazes. Uma vez leigos e analfabetos, massa de manobra que tocam a difícil vida, o povo segue sem desconfiar do domínio que os leva a derramar seu próprio sangue. Alguns, a grande maioria, violentados pela falta educação e ainda alienados que são por um discurso de banalização da vida difícil que atribui a si, ao sujeito, a própria desgraça, a fome e a miséria, ao mesmo tempo em que seu ego era distraído por um coquetel formado pela concatenação do carnaval, do futebol, e das festas populares. No entanto Caetano, cita Caetano, há uns poucos que sabem, mais que velam pela alegria morta do mundo latino americano. Minha percepção do poema de Caetano é essa breve narrativa, contudo, não reitero se realmente o autor pensou como eu vi, ouvi e interpretei. Salve Caetano por me acordar de um sono profundo.
I - CONCEITOS POLÍTICOS EMBASADORES.
Situação Problema: Oxalá! Vivemos em um mundo, ao que parece, tem forte embasamento político. Contudo, temos dificuldade de responder, mais o que é política? Quais são os aspectos sociais entre os homens que corroboram para que exista a política em nossas vidas? Afinal, podemos nos abster da política e sermos apolíticos?
Para Norberto Bobbio, destacado pensador político, o significado clássico e moderno de política "derivado do adjetivo originado de pólis (politikós), que significa tudo o que se refere à cidade e, conseqüentemente, o que é urbano, civil, público, e até mesmo sociável e social".
Assim, para Borba, 2014. p. 12. através do conceito de Bobbio, somos levados a perceber que na origem da palavra política está a ideia de que ela se relaciona com à organização da vida em coletividade, bem como às maneiras de se organizar em diferentes formas e tipos de viver. Desse modo, convém lembrar que para a organização da vida em sociedade, a política se torna objeto imprescindível. É comum vemos com frequência atitudes que insistem difundir a política como algo depreciativo para a vida social, através de afirmações do tipo “eu odeio política” ou “fora os políticos”. Sobre esse fato entendemos que é por meio dela, da política, que se definem as normas de nossa convivência, bem como os padrões de atitude e de conduta necessariamente valorosos e válidos para um determinado contexto social, que é também um contexto permeado pela política.
Assim, para responder quais são os aspectos sociais entre os homens que corroboram para que exista a política em nossas vidas recorremos a Bobbio, 2000, p xxx, visto que este afirma que a política, interpretada como forma de atividade ou de práxis humana, está ligada ao de poder. Este poder tem sido através do tempo definido como "consistente nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem" (Hobbes) ou, analogamente, como "conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados" (Russell).
O poder político é uma categoria que se caracteriza "do poder do homem sobre outro homem" e não do homem sobre coisas. Assim, esta relação pode se expressar de inúmeras formas diferentes, por meio de formas específicas da linguagem política: como "relação entre governantes e governados, entre soberano e súditos, entre Estado e cidadãos, entre autoridade e obediência, etc".
Assim, o Bolsonarismo nasce para representar um conjunto de ideias que foram originados dentro da sociedade brasileira, mais especificamente do sistema político brasileiro. Portanto nasce na pólis (politikós), abrangendo as aspirações e sonhos do povo brasileiro da cidade, urbano, da sociedade civil como um todo, com vista a tratar e administrar o público e fomentar as boas relações do privado.
Pelo exposto podemos concluir que a dialética factual da negação da política, não a exclui de nossas vidas. De modo ingênuo podemos negá-la, todavia, só na aparência, para satisfazer nosso ego. podemos viver apoliticamente, escondendo a essência por trás da aparência. É impossível se abster dela, uma vez que o ato de negar, é também uma forma ativa de fazer política, mesmo se abstendo dela você não é, necessariamente um ser apolítico.
II - A ORIGEM DO PSL
Conforme a https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Social_Liberal o PSL - Partido Social Liberal foi fundado por Luciano Bivar, empresário pernambucano em 1994. É um partido brasileiro que tem em média 350 mil filiados. No plano ideológico segue a corrente conservadora. Contudo, no início de sua história, de pouca expressão, já que Luciano Bivar foi candidato a residenciada republica em 2006, logrando apenas menos de 1% dos votos válidos, até então estava alinhado com o social-liberalismo, no período de sua reestruturação de 2015 a 2018, e inserção do movimento Liberal livres.
III - A DESCOBERTA DO CANDIDATO JAIR MESSIAS BOLSONARO.
Surgiu em um contexto de crise econômica e política
IV - A campanha
Fez forte oposição ao PT; seus argumento contra o PT foram o de corrupção e traição ao povo, por querer se perpetuar no poder.
V - Os fatos que levaram a vitória
Foi vítima de uma agressão com arma branca, tendo sofrido uma profunda facada no abdome.
Seus métodos: Uso intensivo da internet e um continuum de lives; defesa de um nacionalismo patriótico; Tática de convencimento: se defende atacando, sem contudo argumentar tecnicamente e sim, sempre, usando senso comum.
I - CONCEITOS POLÍTICOS EMBASADORES.
Situação Problema: Oxalá! Vivemos em um mundo, ao que parece, tem forte embasamento político. Contudo, temos dificuldade de responder, mais o que é política? Quais são os aspectos sociais entre os homens que corroboram para que exista a política em nossas vidas? Afinal, podemos nos abster da política e sermos apolíticos?
Para Norberto Bobbio, destacado pensador político, o significado clássico e moderno de política "derivado do adjetivo originado de pólis (politikós), que significa tudo o que se refere à cidade e, conseqüentemente, o que é urbano, civil, público, e até mesmo sociável e social".
Assim, para Borba, 2014. p. 12. através do conceito de Bobbio, somos levados a perceber que na origem da palavra política está a ideia de que ela se relaciona com à organização da vida em coletividade, bem como às maneiras de se organizar em diferentes formas e tipos de viver. Desse modo, convém lembrar que para a organização da vida em sociedade, a política se torna objeto imprescindível. É comum vemos com frequência atitudes que insistem difundir a política como algo depreciativo para a vida social, através de afirmações do tipo “eu odeio política” ou “fora os políticos”. Sobre esse fato entendemos que é por meio dela, da política, que se definem as normas de nossa convivência, bem como os padrões de atitude e de conduta necessariamente valorosos e válidos para um determinado contexto social, que é também um contexto permeado pela política.
Assim, para responder quais são os aspectos sociais entre os homens que corroboram para que exista a política em nossas vidas recorremos a Bobbio, 2000, p xxx, visto que este afirma que a política, interpretada como forma de atividade ou de práxis humana, está ligada ao de poder. Este poder tem sido através do tempo definido como "consistente nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem" (Hobbes) ou, analogamente, como "conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados" (Russell).
O poder político é uma categoria que se caracteriza "do poder do homem sobre outro homem" e não do homem sobre coisas. Assim, esta relação pode se expressar de inúmeras formas diferentes, por meio de formas específicas da linguagem política: como "relação entre governantes e governados, entre soberano e súditos, entre Estado e cidadãos, entre autoridade e obediência, etc".
Assim, o Bolsonarismo nasce para representar um conjunto de ideias que foram originados dentro da sociedade brasileira, mais especificamente do sistema político brasileiro. Portanto nasce na pólis (politikós), abrangendo as aspirações e sonhos do povo brasileiro da cidade, urbano, da sociedade civil como um todo, com vista a tratar e administrar o público e fomentar as boas relações do privado.
Pelo exposto podemos concluir que a dialética factual da negação da política, não a exclui de nossas vidas. De modo ingênuo podemos negá-la, todavia, só na aparência, para satisfazer nosso ego. podemos viver apoliticamente, escondendo a essência por trás da aparência. É impossível se abster dela, uma vez que o ato de negar, é também uma forma ativa de fazer política, mesmo se abstendo dela você não é, necessariamente um ser apolítico.
II - A ORIGEM DO PSL
Conforme a https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Social_Liberal o PSL - Partido Social Liberal foi fundado por Luciano Bivar, empresário pernambucano em 1994. É um partido brasileiro que tem em média 350 mil filiados. No plano ideológico segue a corrente conservadora. Contudo, no início de sua história, de pouca expressão, já que Luciano Bivar foi candidato a residenciada republica em 2006, logrando apenas menos de 1% dos votos válidos, até então estava alinhado com o social-liberalismo, no período de sua reestruturação de 2015 a 2018, e inserção do movimento Liberal livres.
III - A DESCOBERTA DO CANDIDATO JAIR MESSIAS BOLSONARO.
Surgiu em um contexto de crise econômica e política
IV - A campanha
Fez forte oposição ao PT; seus argumento contra o PT foram o de corrupção e traição ao povo, por querer se perpetuar no poder.
V - Os fatos que levaram a vitória
Foi vítima de uma agressão com arma branca, tendo sofrido uma profunda facada no abdome.
Seus métodos: Uso intensivo da internet e um continuum de lives; defesa de um nacionalismo patriótico; Tática de convencimento: se defende atacando, sem contudo argumentar tecnicamente e sim, sempre, usando senso comum.
Conclusão
Segundo Sartori (1981), a expressão Ciência Política e sua noção
podem ser precisadas em função de duas variáveis:
z o estado da organização do saber; e
z o grau de diferenciação cultural dos agregados humanos.
Seu governo tem base militar
Referências bibliográficas:
Sites:
Vídeos:
Livros:
Borba, Julian
BORBA, Julian. Ciência política / Julian Borba. – 3. ed. – Florianópolis: Departamento
de Ciências da Administração/UFSC, 2014. 134 p. : il.
Gostei muito da colocação de uma música do Caetano Veloso, Podres poderes, pois continuamos vivendo ainda sob o manejo de uma série de políticos liberais que se acantonaram no Congresso Nacional e em algumas instituições públicas e que prezam em responder ao Deus Mercado, em detrimento das necessidades das pessoas e populações menos favorecidas. Talvez a arte, como a de Caetano, nos ajude a enxergar e em vendo os fatos como eles são consigamos reagir a tempo de não sermos totalmente engolidos.
ResponderExcluirOi Ana Rosa! Obrigado pelos seus comentários. Um forte abraço!
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