domingo, 7 de setembro de 2014

APRENDER JUNTO COM A FAMÍLIA


SÍNTESE DO LIVRO "APRENDER A VIVER JUNTOS" - BRASLAVSHY, CECÍLIA - Aprender a viver juntos: educação para integração na diversidade. tradução de J. Ferreira – Brasília: UNESCO, BE, SESI, UnB, 2002.
PEDAGOGIA PARA APRENDER A VIVER JUNTOS:
  • _Contribuir para aprofundar o significado e a relevância pedagógica e social de uma educação para a diversidade e para melhor viver juntos;
  • _O tema serve para subsidiar os projetos pedagógicos das instituições escolares, em todos os seus níveis e modalidades, alimentando-as no processo de busca de uma educação solidária;
  • _Fortalecer a capacidade de toda pessoa com vista a edificar a paz e a justiça na sociedade da informação em tempos de globalização.

    Por que este tema?
    O séc. XX foi marcado por: avanços na escolarização universal; 180 milhões de mortes provocadas intencionalmente por outros seres humanos; dezenas de conflitos entre países; expansão do HIV/AIDS; desencadeamento de matanças massivas.

    Problematização:
    Þ Como melhorar o esforço de escolarização?
    Þ Qual responsabilidade da educação nas crises, conflitos intergeracionais, interéticos, perseguições e discriminações de múltiplas naturezas?
    Þ Como pode a educação contribuir para dar sentido a vida de todos?
    Þ Que elementos ela pode oferecer para que se consiga viver juntos e em paz?
    Þ Como desenvolver uma cultura mundial para a paz, criada por governos e cidadãos que desejam e saibam viver juntos?

    Resposta da CIE:
    Þ A educação no século XX não é pertinente para o propósito de aprender a viver juntos no século XXI;
    Þ Os processos de aprofundamento das interdependências econômicas, culturais e sociais atuais devem ser encarados por meio de novos equilíbrios entre educação local, nacional e para a compreensão internacional;
    Þ Para viver junto é necessário que as pessoas de todas as culturas tenham uma educação de base, que lhes permita participar na vida pública, nos conhecimentos, na produção e distribuição dos benefícios da riqueza mundial.

    Propostas:
    _Adaptação dos currículos (planos e programas de estudos, métodos de trabalhos nas salas de aula);
    _Atualização dos conteúdos, pela necessidade de inserção da coesão social e da resolução pacífica dos problemas, conflitos e tensões;
    _Criar na escola uma atmosfera de tolerância e de respeito que propicie o desenvolvimento de uma cultura democrática;
    _ Dotar a escola de mecanismos que estimulem a participação dos alunos na tomada de decisões

    FATORES CAUSAIS;
    1.Um dos maiores índices de desigualdade social do mundo (entre ricos e pobres);
    2.Tensões e violências internas são agravadas por descontentamento de ambas as classes (maioria dos jovens).
É preciso construir urgentemente, um modelo de educação que possa humanizar o homem nas dimensões social, política, econômica, privilegiando, sobretudo o trabalho e a distribuição de riqueza. Sem justiça social estaremos sempre aumentando o contingente de repressores e diminuindo o número de escolas (grifo de Raimundo Flor).


BRASLAVSHY, CECÍLIA - Aprender a viver juntos: educação para integração na diversidade. tradução de J. Ferreira – Brasília: UNESCO, BE, SESI, UnB, 2002.

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