segunda-feira, 8 de junho de 2015

EDUCANDO O PROFISSIONAL REFLEXIVO

 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL- BREVE RESENHA

Donald A. Schon. Educando um profissional reflexivo. Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: ARTEMED - 2000

Contexto: A formação profissional esta relacionada ao binômio teoria e prática. Schon a desconstrói ao argumentar que ela “não permite o desenvolvimento de profissionais criativos capazes de dar respostar ás diferentes demandas que a prática nos impõe”, pois não respondem a zonas indeterminadas da prática. Ele pressupõe e teoriza o ensino reflexivo onde teoria e prática interaja para uma formação profissional centrada na reflexão-na-ação, ou seja, interação professor-aluno em situações práticas, para responder a situações permeadas de zonas indeterminadas da prática.

O talento artístico na reflexão-reflexão na ação:
Conhecer-na-ação: tipos de conhecimento que revelamos nas ações inteligentes – performances físicas. Ex. andar de bicicleta; analise instantânea de uma folha de balanço – revelamos uma performance, contudo, não a explicitamos verbalmente – é possível, pela observação e reflexão da ação descrever o saber tácito.

Reflexão-na-ação:  É quando, em um contexto que se desenvolve em um período de tempo,  inferimos na situação para dar nova forma ao que estamos executando durante a própria execução.

Conhecer-na-prática: É o exercício profissional nos ambientes institucionais organizados em atividades característica de família de situações e seu corpo comum de conhecimento profissional e seu sistema apreciativo.

Dessa proposição há 02 tipos de situações práticas e 02 tipos de  atos de conhecer:
a)     Situações familiares da profissão  - na qual o profissional resolve o problema pela aplicação de  fatos, regras e procedimentos constantes no seu repertório;

b)     Situações incomuns – o problema não fica claro, falta equivalência entre a situação e o conjunto de teorias e técnicas disponíveis no repertório para resolvê-lo.

B1) Racionalidade técnica – visão objetiva da relação profissional com a realidade que ele conhece; visão e os fatos são a verdade das crenças passíveis de serem testadas

B2) Visão construcionista – visões,  apreciações e crenças são construídas por nos que as aceitamos como realidade. Respondem a zonas indeterminadas da prática, pois sustenta uma conversação reflexiva com os insumos de suas situações, refazendo parte do mundo prático revelando os processos tácitos de construção de uma visão de mundo que embasa a prática.

Ensino prático: É o iniciado na prática de aprender as convenções, limites, linguagens, sistemas apreciativos, repertório de modelos e conhecimentos sistemático e padrões no processo de conhecer-na-ação. Poder:
1)    Aprender a prática por conta própria – com liberdade para experimentar sem  contar com a experiências de outros
2)    Acompanhando profissionais experientes – ainda praticado por artesãos, trabalhadores industriais e outros.
3)    Entrar em uma atividade de ensino prático formal – mundo coletivo que mistura materiais, ferramentas, linguagens e apreciações, incorporando o ver, o pensar e fazer situações incertas, únicas e conflituosas da prática.

Conclusão: Mudanças e transformações exponenciais ocorrem no contexto da formação obrigando, cada vez mais, as instituições, a conduzirem a formação profissional voltada a possibilitar os discentes a atuar na zona de incerteza presente nos processos de produção do mundo do trabalho.

Raimundo Flor Monteiro

Mestre em Educação (UFMA)

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