EDUCAÇÃO PROFISSIONAL- BREVE RESENHA
Donald A. Schon. Educando um profissional reflexivo. Um novo design
para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: ARTEMED - 2000
Contexto: A formação
profissional esta relacionada ao binômio teoria e prática. Schon a desconstrói
ao argumentar que ela “não permite o desenvolvimento de profissionais criativos
capazes de dar respostar ás diferentes demandas que a prática nos impõe”, pois
não respondem a zonas indeterminadas da prática. Ele pressupõe e teoriza o
ensino reflexivo onde teoria e prática interaja para uma formação profissional
centrada na reflexão-na-ação, ou seja, interação professor-aluno em situações
práticas, para responder a situações permeadas de zonas indeterminadas da
prática.
O talento artístico na reflexão-reflexão na ação:
Conhecer-na-ação: tipos de conhecimento que revelamos
nas ações inteligentes – performances físicas. Ex. andar de bicicleta; analise
instantânea de uma folha de balanço – revelamos uma performance, contudo, não a
explicitamos verbalmente – é possível, pela observação e reflexão da ação
descrever o saber tácito.
Reflexão-na-ação: É quando, em um contexto que se desenvolve em um período de
tempo, inferimos na situação para dar
nova forma ao que estamos executando durante a própria execução.
Conhecer-na-prática:
É o exercício
profissional nos ambientes institucionais organizados em atividades
característica de família de situações e seu corpo comum de conhecimento
profissional e seu sistema apreciativo.
Dessa proposição há 02 tipos de situações práticas e 02 tipos
de atos de conhecer:
a)
Situações familiares da profissão
- na qual o profissional resolve o problema pela aplicação de fatos, regras e procedimentos constantes no
seu repertório;
b)
Situações
incomuns – o problema não fica claro, falta equivalência entre a
situação e o conjunto de teorias e técnicas disponíveis no repertório para
resolvê-lo.
B1) Racionalidade técnica – visão objetiva da relação
profissional com a realidade que ele conhece; visão e os fatos são a verdade
das crenças passíveis de serem testadas
B2) Visão construcionista – visões, apreciações e crenças são construídas por nos
que as aceitamos como realidade. Respondem a zonas indeterminadas da prática,
pois sustenta uma conversação reflexiva com os insumos de suas situações,
refazendo parte do mundo prático revelando os processos tácitos de construção
de uma visão de mundo que embasa a prática.
Ensino prático: É o iniciado na prática de aprender
as convenções, limites, linguagens, sistemas apreciativos, repertório de
modelos e conhecimentos sistemático e padrões no processo de conhecer-na-ação.
Poder:
1)
Aprender
a prática por conta própria – com liberdade para experimentar sem contar com a experiências de outros
2)
Acompanhando
profissionais experientes – ainda praticado por artesãos, trabalhadores
industriais e outros.
3)
Entrar
em uma atividade de ensino prático formal – mundo coletivo que mistura
materiais, ferramentas, linguagens e apreciações, incorporando o ver, o pensar
e fazer situações incertas, únicas e conflituosas da prática.
Conclusão: Mudanças e transformações
exponenciais ocorrem no contexto da formação obrigando, cada vez mais, as
instituições, a conduzirem a formação profissional voltada a possibilitar os
discentes a atuar na zona de incerteza presente nos processos de produção do
mundo do trabalho.
Raimundo Flor Monteiro
Mestre em Educação (UFMA)
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